A iminente derrota de Dilma vem de vários fatores encadeados. A manipulação da população em torno da ideia de que seu governo estaria ruim, o que fez se expandir uma onda de pessimismo, gerando menos circulação de dinheiro, afinal de contas, quem move a economia são as pessoas e se elas estão inseguras, isso se reflete no sistema, criando uma crise econômica que criou a crise política.

“Todos sabem quão importante é o papel das expectativas na vida econômica. Quando a maioria se convence de que as coisas não vão bem, seu comportamento tende a produzir aquilo que teme: a desaceleração da economia e a diminuição do investimento público. A “crise” é, em grande parte, provocada pelas expectativas.”

Carta Capital – http://www.cartacapital.com.br/revista/852/a-crise-e-suas-interpretacoes-4986.html

Há dois discurso contra Dilma:

  • “Vamos varrer a corrupção do nosso pais”

E para os que se dizem mais politizados:

  • “É um crime pequeno sim, mas é o jeito que achamos de tira-la em detrimento de sua má gestão, de sua incompetência”

Vamos desconstruir os dois argumentos:

  • Dilma não é acusada de nenhum ato de corrupção, não é acusada de desviar dinheiro para a sua vida pessoal, mas os seus acusadores sim, ” enfrentam sérias acusações como suborno, fraude eleitoral, desmatamento ilegal, sequestro e homicídio”[2].
  • A imagem de má gestão que as pessoas usam como argumento não é fruto da presidente e sim da mídia. Houve a propaganda dessa ideia, gerando um descontentamento com o seu governo, agora ela enfrenta dificuldades para aprovar ações, pois, para isso, depende dos outros políticos, que são oposicionistas, portanto houve uma sabotagem de seu mandato.

” Há um risco real de que uma vez que ela seja cassada, a mídia brasileira não irá mais se focar na corrupção, o interesse público irá se desmanchar, e as novas facções de Brasília no poder estarão hábeis para explorar o apoio da maioria do Congresso para paralisar as investigações e se protegerem.”

The Guardian [2]

Ou seja, há a possibilidade de que com sua saída, as investigações que estão punindo corruptos, se paralisem, seria essa a real razão para a articulação do impeachment?

O Governo de Dilma usou das pedaladas fiscais para melhorar as contas públicas, conseguindo passar a imagem de um déficit (“O que falta para preencher certo valor ou quantidade numérica; aquilo que está faltando para completar uma conta.”http://www.dicio.com.br/deficit/) melhor, controlando a inflação e impedindo um pior cenário de carga tributária, e continuando a pagar os programas sociais, muitos políticos usaram desse artifício que opera na brecha da lei. Por que agora querem puni-la, sendo que foi feito para benefício da população? Isso passa a impressão de que eles procuraram nos detalhes mais pequenos um grão de areia que pudesse ser enquadrado como crime.

José Murilo de Carvalho-” “A destituição é um instrumento muito pobre para se livrar de um presidente, porque é política “, disse o professor. “Se você não tem o controle do Congresso, você pode ser acusado, mesmo que os argumentos não sejam tão fortes.””

New York times, citação em inglês [1]

Tirem suas próprias conclusões.

Fontes

  1. http://mobile.nytimes.com/2016/04/20/world/americas/dilma-rousseff-impeachment-brazil.html?rref=collection%2Ftimestopic%2FImpeachment&_r=0&referer=http://www.nytimes.com/topic/subject/impeachment
  2. http://www.theguardian.com/commentisfree/2016/apr/22/razao-real-que-os-inimigos-de-dilma-rousseff-querem-seu-impeachment
  3. http://exame2.com.br/mobile/brasil/noticias/para-joaquim-barbosa-alegacao-do-impeachment-e-fraca
  4. http://infograficos.estadao.com.br/economia/pedaladas-fiscais/impeachment
  5. http://www.politize.com.br/noticias/politize-explica-as-pedaladas-fiscais/
  6. http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/04/jose-eduardo-cardozo-faz-exposicao-tecnica-na-comissao-do-impeachment.html
  7. http://www.vivoseudinheiro.com.br/saiba-o-que-e-deficit-publico-e-se-questao-preocupa-no-brasil/
  8. http://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/12/politica/1460488600_379940.html